FAQ

Frequently asked questions

O que é o Tourism Explorers?


O Turismo de Portugal e a Fábrica de Startups lançam o Tourism Explorers, o maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do turismo. O programa vai decorrer em simultâneo em 12 cidades do país e é composto por dois programas: no primeiro (Ideação) vão ser criadas novas soluções para os desafios que o setor do turismo enfrenta e no segundo (Aceleração) as startups vão poder testar e validar os seus modelos de negócio.




Quais são os benefícios de participar no Tourism Explorers?


O Tourism Explorers é um programa gratuito que dá acesso a formadores e mentores que te vão ajudar a desenvolver a tua startup. Através das metodologias FastIdea e FastStart da Fábrica de Startups, vais aprender a identificar uma boa ideia, a testar e validá-la no mercado.




Para quem é o Tourism Explorers?


O Tourism Explorers destina-se a todos os interessados em desenvolver uma startup na área do turismo. Não é necessária qualquer experiência anterior em empreendedorismo nem na área do turismo.




Se participar no Tourism Explorers na fase de ideação tenho entrada direta na fase de aceleração?


Em cada cidade, até três equipas da Ideação têm entrada direta para a Aceleração, onde poderão desenvolver a solução criada.




Não tenho uma ideia nem uma equipa, posso candidatar-me?


Sim, a fase de ideação do Tourism Explorers destina-se a pessoas individuais que queiram criar a sua startup na área do turismo. A candidatura é individual mas vão-se formar equipas durante o programa.




Tenho uma startup, não me posso candidatar?


Podes! Inscreve a tua equipa diretamente à fase de aceleração do programa.




Qual é o custo do programa?


A participação no Tourism Explorers é gratuita.




O Tourism Explorers é part-time ou full-time?


O programa é full-time, das 9h da manhã às 18h, em todos os bootcamps: 3 (três) bootcamps na fase de ideação e 6 (seis) na fase de aceleração. Na fase de aceleração é esperado trabalho adicional entre cada sessão.




O participante tem de estar relacionado com a indústria do turismo?


Não, não é obrigatório. Estamos à procura de pessoas de qualquer área de atividade e nível de experiência. Contudo, candidatos com alguma experiência nesta indústria terão preferência na seleção.




Se for aceite no programa, terei de preparar alguma coisa antes?


Não. Apenas precisas de trazer uma boa dose de motivação e vontade de aprender!




​Onde terá lugar o programa?


Devido aos constrangimentos causados pela pandemia de COVID-19, não nos é possível garantir, para já, em que formato irá decorrer o Tourism Explorers. Estamos dedicados a cumprir as regras da DGS (Direção-Geral da Saúde) e preparados para realizar um programa parcialmente ou totalmente remoto, de forma a garantir o bem-estar dos empreendedores, das startups, dos mentores e dos nossos parceiros. Vamos fazendo atualizações sobre este tema, sempre que possível.




Qual é a língua oficial do programa?


Todo o programa será realizado em português.




Podem dizer-me mais sobre o que posso esperar do dia-a-dia do Tourism Explorers?


Ideação:

  • Bootcamp 1: Criação das equipas e identificação dos desafios a trabalhar
  • Bootcamp 2: Realização de entrevistas de problemas + seleção de soluções + protótipo
  • Bootcamp 3: Preparar a apresentação + Pitch
Aceleração:
  • Bootcamps: workshops elaborados pela Fábrica de Startups, acerca do trabalho a desenvolver na semana seguinte, seguindo a metodologia da Fábrica de Startups: FastStart.
  • Mentoria: sessões de mentoria, onde as equipas serão acompanhadas por mentores experientes com os quais poderão reunir.





 FREE GIFT:  3 Ways to a Successful Mindset

Submit Your e-mail address here: